Saúde

Desânimo, menstruação atrasada, indigestão e outros: Aprenda agora como escolher o chá certo para cada problema


O hábito de beber chá todos os dias é reconhecidamente dos ingleses, mas bem que poderia fazer parte da rotina de qualquer pessoa. As infusões de ervas, muitas delas medicinais, podem ser remédios naturais para diversos incômodos, mas também uma forma deliciosa de hidratar e equilibrar o corpo. Veja os chás certos para você escolher quando tiver algum problema:

Animar seu dia

chás preto, verde vermelho ou branco: Além de estimulantes, são antioxidantes, anti- inflamatórios e agem contra as doenças do coração. Por possuir um maior teor de cafeína, este chá é comumente usado por pessoas que procuram o estado de alerta mental, e esta é a sua propriedade mais famosa. Como outras bebidas com cafeína, estudos descobriram que o chá preto pode ser eficaz em ajudar as pessoas a ficar alerta, mesmo quando não dormiram o suficiente.


Dormir melhor

Camomila ou cidreira: Reduzem dores abdominais, relaxam e potencializam os efeitos de medicamentos sedativos. Já o chá de camomila é a pedida ideal para quem precisa de ajuda para dormir. Por suas propriedades relaxantes e calmantes, deve ser consumido à noite e bem quentinho.

Descer menstruação

Canela: O chá de canela em pau, chamada cientificamente de Cinnamomum zeylanicum, estimula a contração uterina, sendo por isso uma boa opção para descer a menstruação que está atrasada e também para fazer com que a menstruação venha em maior intensidade e assim dure menos dias. Todavia, o consumo da canela é apenas indicado para adiantar a menstruação em 1 ou 2 dias.

Contra a gripe  e perda de libido

Anis estrelado: Essa é uma bebida expectorante, que facilita a eliminação do muco, assim como o chá de canela, deve ser evitado pelas gestantes. Para prevenção e tratamento das gripes e quem sabe dar uma apimentada na libido e nos ferormônios, está indicado o Chá de Anis Estrelado. Para prepara-lo basta ferver de 3 a 5 estrelinhas do anis em 1 xícara de água, durante 2 minutos. Para variar o sabor pode acrescentar a este chá um pedaço de canela em pau e/ou uma rodela de limão e/ou uma lasca de gengibre.

Melhorar a digestão

Erva-doce ou hortelã: Os dois chás também são excelentes contra dores abdominais e gases. O chá do hortelã não é indicado a gestantes e mulheres no período de amamentação. Crianças menores de dois anos, diabéticos e pessoas que apresentam liberação de pedras na urina também devem evitar essa bebida. O chá de hortelã, além de contém propriedades digestivas; que ajudam o corpo no processo de aproveitar os nutrientes e eliminar as toxinas. É uma excelente opção de chá para beber após as refeições.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Topo