Saúde

PERIGO: é por isso que além do alicate e espátula, você também deve levar sua toalhinha quando for fazer a unha


Que todo mundo deve ter seu próprio instrumental de manicure, isso já está mais do que claro. Segundo a dermatologista Miriam Sabino, os materiais utilizados para fazer as unhas, tanto das mãos quanto dos pés, são os maiores vilões na transmissão de doenças como micoses, dermatites e até hepatite.

Por isso, o indicado é levar o seu próprio material e essa informação já está bastante difundida. Muitas mulheres já levam sua bolsinha com o alicate de unha, lixa, espátula e palito. No entanto, a maioria ainda não se ligou em uma grande vilã: a toalhinha!


Sim, se o salão que você frequenta não usa a toalhinha de manicure descartável, sua saúde pode estar em risco. A toalhinha é um material que deve ser usado limpo ou descartável, pois pode carregar populações de fungos e bactérias resultando em infecções por bactérias e micoses.

Micose 

A micose das unhas pode ser transmitida, não só por meio de cortadores, espátulas, alicates de cutículas e lixas, como também pelas toalhas que tenham tido contato com qualquer unha contaminada.  O tratamento para micose pode ser prolongado e não é barato.

Impetigo

O impetigo é uma infecção superficial da pele que pode ser causada por dois tipos de bactérias: Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus. As toalhinhas, principalmente, se estiverem úmidas, podem te passar essas bactérias. O quadro de impetigo geralmente se inicia com pequenas pápulas vermelhas, semelhantes a picadas de mosquito em várias partes do corpo, que evoluem rapidamente para pequenas lesões com pus.

Portanto, cuide-se! Selecione bem o local que irá fazer suas unhas e, de preferência, leve um kit de instrumentos toda vez que for a um salão de beleza, não esquecendo a sua toalhinha pessoal, que deve ser lavada todas as vezes que for usada.

clicrbs / revistacabelos

Novidades

Topo